trabalhar em casa

Eu sempre tive um desejo secreto de trabalhar em casa. Ao contrário do que muita gente diz, eu sempre achei que me conseguia focar, concentrar e ser produtiva em casa.

Quando me despedi a ideia era ter ficado uns tempos em casa. Não aconteceu, porque arranjei logo trabalho. Fiquei uma semana em casa, apenas e foi em regime de descanso e não de trabalho. (E naquela altura, só queria mesmo ficar cá dentro. Longe de prever que a situação que se vive agora nos “obrigaria” mesmo a não sair. Como são as coisas, não é?) Então, como não tive como experimentar, esta vontade de trabalhar em casa mantinha-se. Até agora. Estou há um mês em teletrabalho.

O que trabalhar em casa me tem acrescentado de positivo?

Trabalhar em casa deu-me a liberdade que queria ter experimentado há algum tempo. E a confirmação daquilo que eu já pensava. Eu consigo perfeitamente concentrar-me em casa. Sinto-me bem a trabalhar no meu ambiente, não me distraio, não vou fazer outras coisas, não perco tempo. Produzo na mesma e o online possibilita que fale com pessoas, portanto não me sinto isolada de contato com os meus colegas (que era o que eu achava que seria pior para mim por ser tão extrovertida). Pelo menos neste mês que passou. Ou seja, a minha convicção estava certa, eu consigo ser organizada para trabalhar em casa. Sinto-me produtiva no trabalho que me paga as contas e criativa no blog e no instagram. Logo, estou satisfeita.

Depois, trabalhar em casa deu-me outra coisa que eu dou muito valor. Deu-me tempo. Uma das principais mudanças que eu tive quando troquei de emprego foi perder tempo. Trabalho mais uma hora por dia e demoro mais duas horas no trânsito. Portanto, ao todo, e sendo meiguinha, fiquei com menos três horas no meu dia, relativamente à minha rotina anterior. Trabalhar em casa devolveu-me duas delas. A que levo para chegar ao trabalho e a outra que demoro a regressar a casa ao fim do dia. Resolvi aproveitar essas duas horas para…pasmem-se… ter tempo.

De manhã tomo o pequeno almoço sentada (um luxo) vejo as minhas coisas no youtube ou televisão, redes sociais ou leio. De tarde tenho trabalhado no blog, tenho encontrado bastante criatividade no Instagram, tenho estudado marketing, conhecido melhor o Pinterest, vejo series, leio livros, faço exercício. E acho isto tudo bastante positivo e vantajoso. Todas as semanas invento coisas novas para fazer e posso-vos dizer que há muitas coisas na lista que ainda não fiz.

Como eu faço para trabalhar em casa:

Este post seria muito mais divertido se eu vos descreve-se um cenário de guerra dentro de casa. Mas a coisa está pacifica e até muito animada. As minhas dicas para trabalhar em casa é que são um pouco fora do convencionais, porque lá está são as minhas. Nada de roupas para as videoconferências e não tenho nada contra falar com as minhas amigas de pijama.

Não visto a roupa normal da rua. Sorry, not sorry.

Visto roupa confortável. Pode ser roupa de andar em casa. Pode ser fato de treino. Pode ser o robe. As pantufas são permitidas e a manta manta por cima das pernas não me reduz a produtividade. Só não fico de pijama por um motivo: gosto de o vestir fresquinho à noite depois do banho!

Também não pinto as unhas, não estico o cabelo (embora tenha saudades do meu cabelo esticado, será que já cresceu muito num mês?) e não meto maquilhagem. Acho até possível que alguns produtos já estejam secos.

Nada contra quem se arranja melhor. Vamos lá ver uma coisa, eu sei que há pessoas que encaram melhor o dia como se realmente fossem à rua e acho óptimo que isso seja uma motivação. Só não é o meu método. E nem sequer significa que eu não me arranje para mim e só meta roupa gira para os outros verem. É que não tem nada a ver. Eu adoro roupa e maquilhagem. Simplesmente escolhi retirar essa parte do meu dia e ganhar esse tempo e fazer outras coisas que antes não dava para fazer como… tomar o pequeno almoço sentada.

Trabalho num local próprio e onde estou sozinha

Trabalho num local próprio onde não estou nos restantes tempos do dia. Ou seja tenho um escritório numa divisão da casa. Por acaso ele já existia, como viram aqui no blog, e não foi feito propositadamente para esta altura. Porque eu sempre tive um desejo secreto de trabalhar em casa, como comecei por dizer. Usava muitas vezes para escrever para o blog, por exemplo.

Eu sinto que era capaz na mesma de trabalhar sentada no sofá, entendem? Acho mesmo que tinha essa capacidade, mas gosto muito de estar no escritório que eu fiz e preciso de uma mesa para colocar folhas e cadernos então é a solução ideal.

Trabalho sozinha e o Bruno trabalha noutro local da casa. Decidimos assim, não porque me distraísse, mas sim para que cada um possa ter a sua privacidade no trabalho. Para falar com colegas, para ter reuniões ou o que for. Achei demasiado intrusivo estarmos dentro do trabalho do outro. Encontramo-nos para almoçar!

Respeito o horário de trabalho

Eu sempre respeitei o meu horário de trabalho. Excepto se acontecer uma catástrofe (ou adormecer) eu chego a horas. Não me nego a fazer uma coisa depois da hora se for urgente ou se por culpa minha ainda não a tiver sido feita. Sou cumpridora dos deveres, Por isso faço exatamente o mesmo com os meus direitos e sair a horas é uma das minhas prioridades. Estar em casa não mudou isso. Eu penso… se eu estou a trabalhar desde as 9h da manhã, não fui ver televisão, não fui estender a roupa, nem fazer comida porque estou em casa, então porque é que vou ficar a trabalhar mais tempo, porque estou confortável? Aproveito saio a horas e ganho tempo no dia em que não estou no trânsito.

Não faço tarefas domésticas nos intervalos

Os meus intervalos de trabalho são exatamente como no trabalho. Para ir à casa banho (esta era a gozar), para fazer um lanche, beber um chá ou mais um café, dar um check nas redes sociais (toda a gente faz isso), enfim são pausas absolutamente normais.

Por estar em casa não significa que vá lavar loiça, estender roupa ou fazer uma sesta. Não. Pelo contrário. Isso tudo está organizado de forma a fazer apenas ao fim-de-semana. Como se faz na vida normal! Até a comida para os almoços está pronta, porque nos dias normais também levamos marmitas. Não significa que não faça uma salada na hora, por exemplo, se me apetecer, porque isto não é um regime militar, mas é suposto que as pausas sejam tranquilas.

Trabalhar em casa tem sido uma boa experiência

Os motivos não são os melhores. mas trabalhar em casa tem sido uma boa experiência para mim. Eu sei que a coisa complica para quem tem filhos. Mas só posso falar na minha realidade.

Custa-me não poder sair de casa ao fim-de-semana para estar com a familia, jantar fora ou receber os meus amigos para beber um gin. Esta parte do contacto social é a mais dificil da quarentena, julgo que seja para todos. Agora a nível de trabalhar em casa, que é o trata este post exclusivamente, disso não me posso queixar porque tem sido uma boa experiência para mim.

Este post é sobre a forma como me organizo para trabalhar em casa. Não é uma reflexão sobre a quarentena e o isolamento. Lá chegarei. A nível de trabalho, como está a funcionar para vocês?